domingo, 7 de fevereiro de 2010

ego e personalidade - parte um


O EGO E A PERSONALIDADE



Antes de começar assunto tão importante para este momento atual em que se encontra a civilização da Terra de superfície, gostaria de escrever uma poesia. Gosto de poesia...


Há um novo mundo que a todos espera.
Onde a suave brisa impera. Em todo lugar. E a todo tempo.
Penetra os corpos inferiores aliviando dores de amores,
medos do nada,
Ansiedades difusas e confusas bem como as altas temperaturas deste verão inclemente de uma transição iminente...
Vejam-se ali: estão calmos e tranqüilos – por dentro e por fora.
O Eu Superior já está morando lá. Só falta o pequeno ego/personalidade que ainda se abana (rsrs) e sofre com o calor neste hemisfério sul e com o frio no norte.

Acreditar nisso ajuda a suportar esse tempo e temperatura tão desconfortáveis.
Sintam a brisa no rosto.



Ego e personalidade...


Afinal, não são a ‘mesma coisa’? Não, não são. Nascemos com o ego e ‘adquirimos’ uma personalidade.


Esta é a primeira e grande diferença a entender. A ciência ‘oficial’ conhecida como psicologia poderia ter colaborado bem mais para que todos pudessem ter um conceito mais verdadeiro e simples dessas duas ‘entidades’ através da qual o Espírito/Alma tenta se manifestar aqui na 3D. Mas, infelizmente, os muitos estudiosos desta questão acabaram por submeterem-se às suas próprias personalidades e às do ambiente em que viveram e inverteram a ordem natural das coisas: o Espírito orienta a Alma, esta orienta o ego e este ‘orientaria’ a personalidade.


Temos tentado, há tempos, resgatar o conceito do ego, tão distorcido e mal entendido pela coletividade humana. Vejam, o Espírito e a Alma, para poderem se manifestar aqui na densidade da 3D precisam de um corpo denso (compatível com a 3D, óbvio) através do qual possam estar mais próximos da vida na Terra.


E o criaram. Ele é o ego (eu). Tão simples!


Daí o conceito sobre o corpo físico – onde ‘vivem’ o ego e a personalidade -: ele é um veículo de manifestação das energias sutis do SH neste mundo tridimensional.


Tudo teria transcorrido naturalmente, e de acordo com a Vontade Divina, se o ego tivesse mantido sua conexão com a Alma e o Espírito, e manifestasse isso. Mas aí parece ter-se iniciado uma grande aventura para o SH: quando o ego se ‘materializou’ na superfície da Terra, para começar sua verdadeira missão de expandir a Luz que trazia dentro de si – no Espírito e Alma – ele se ‘assustou’. (a causa disso é outro ‘assuntaço’...)


E tentou se esconder. Estão acompanhando? Afinal, é uma história simples de entender. Ficou complicada depois...


E, para se ‘esconder’ ele criou uma máscara – a personalidade.


Esse processo pode ser explicado de uma outra forma também: quando o ego humano começou sua experiência de vida aqui na 3D, ele nada conhecia sobre esse mundo denso e dual. E foi aprendendo, aos ‘trancos e barrancos’, a sobreviver (esta epopéia também é um outro ‘assuntaço’). Nesta luta pela sobrevivência (física) ele ainda estava extremamente individualizado e tentando manter a sua ‘individualidade física’. Com o passar do Tempo foi aprendendo a perceber e conviver com outros egos que estavam na mesma história.


A experiência desta convivência foi provavelmente onde o ego se ‘assustou’ e a partir de onde a personalidade começou a dar seus primeiros passos, criada e orientada por um ‘ego assustado’.


Lembrem sempre que a personalidade foi criada – e permanece assim até hoje – por causa do medo. O ego ficou com medo de se manifestar como o pequeno representante da exclusiva grandiosidade que trazia dentro de si. Um ego ficou com medo do outro ego, em relação à sua sobrevivência material. E assim surgiu a ‘personalidade’, uma ‘substituta muito da fajuta... ’ do maravilhoso ego original. Mesmo com medo, ele sempre é maravilhoso. E pode ser resgatado. Veremos isso.



Por mais que eu tentasse não conseguiria abranger, literariamente, toda a ‘história da personalidade’ que, a partir de então, eclipsou – quase que por completo - o ego. Mas todos vocês podem, ainda, ver ao seu redor as conquistas das personalidades e aprender um pouco sobre elas. A maioria dessas conquistas é de natureza material, visto que é do que as personalidades mais entendem.


E...a humanidade? Está feliz, alegre, satisfeita e saudável com todas essas conquistas? Tranqüila? Segura?


O que mais vemos atrás das ‘máscaras das personalidades’ atuais, é medo. O que é perfeitamente coerente, pois o medo foi – e continua sendo – o criador, o mantenedor e o feitor de todas elas. Provavelmente também vai ser seu assassino.



Então, o que fazer?


(continua)